sábado, 4 de setembro de 2010

Figo Lampo

Nesta época do ano, aqui no sul, aparecem duas variedades de figo lampo, o denominado figo Lampo e figo Lampo Preto.
O figo lampo preto é difícil de encontrar à venda, e nada de o confundir com o figo que aparece no início do verão, pois não são iguais.
O figo lampo quando amadurece fica com um tom amarelado, enquanto que o figo lampo preto quando amadurece fica com um tom quase preto.
Mesmo no interior a cor é diferente. Clique na imagem e ela aparecerá com mais resolução, para se ver em pormenor.

O figo lampo preto é uma delícia, e o seu sabor, não tem nada a ver com as outras variedades.
Quando vim para cá, só gostava de figos secos, e um dia em casa de um tio do meu marido, ele não queria acreditar que eu não gostava de figos. Disse-me, vou te buscar uns figos que vais adorar. Bom lá foi o M. apanhar os figos, e eu iria fazer-lhe a vontade, iria provar aqueles figos tão especiais.
Pois é, eram os figos lampos pretos, adorei, nunca tinha provado nada assim. E desde esse dia, como qualquer tipo de figo, mas é claro que, os pretos são de «comer e chorar por mais».






2 comentários:

  1. Ai, figos, figos!
    os meus pais têm uma figueira e não há nada mais delicioso, que ao final do dia ir à figueira e comer directamente da árvore.
    Curiosamente amanhã vou matar saudades do figos.
    Adorei as "velharias", eu também gosto destas coisinhas com história.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Aproveita bem, mas cuidado, comer figos quentes, faz mal à barriga.
    Já experimentaste fazer doce de figo?
    Fica uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar

...